Tipos de Coaching – Entenda as diversas áreas!

Os tipos de coaching precisam ser conhecidos por quem quer realmente ingressar na área. Afinal, quando os profissionais se formam, podem acabar ingressando em campos de atuação totalmente distintos.

Se você ainda não sabe os tipos de coaching dos quais estamos falando, está no lugar certo. Aqui, vamos nos aprofundar nessas áreas para que você consiga ter uma base de escolha no futuro.

Quais são os tipos de coaching?

Tipos de Coaching

Coaching de vida ou coaching pessoal

O coaching de vida talvez seja um dos tipos de coaching mais conhecidos do mercado atual. Ele é voltado para pessoas que precisam trabalhar o desenvolvimento pessoal, englobando diferentes aspectos.

Muitas pessoas acham que as orientações são voltadas à carreira, mas nesse caso não é bem assim. Você pode auxiliar o cliente em seu desenvolvimento profissional, mas também com questões pessoas como família e relacionamentos.

O segredo é organizar a vida do coachee, fazendo com que ele lide melhor com as diversas questões da vida prática de uma pessoa. Concretizar objetivos e realizações também é outro assunto tratado durante os atendimentos.

Para te ajudar, fizemos uma lista das questões mais abordadas por um coach de vida:

  • Família
  • Crianças e desenvolvimento
  • Finanças pessoais
  • Emoções
  • Comunicação
  • Emagrecimento e dieta

Coaching de negócios

Os tipos de coaching voltados aos negócios podem se dividir em diferentes categorias. O coaching de negócios é apenas uma delas.

Ao contrário do que muitos pensam, esse ramo de atuação é voltado ao empresário ou associados que possuem uma organização. Desse modo, já fica claro que não estamos trabalhando no desenvolvimento de equipes.

O objetivo é fazer com que o empresário se organize para fazer com que as metas empresariais sejam alcançadas. Definir com inteligência e clareza os passos a tomar, por exemplo, é uma das questões centrais tratadas.

Se houver interferência de outros aspectos da vida pessoal nos negócios, o coach pode auxiliar também.

Coaching de carreira

O coaching de carreira é um dos tipos mais extensos de áreas em que você pode atuar. Isso ocorre, pois o orientador precisa desenvolver todos os aspectos relacionados à vida profissional do coachee, independentemente do setor.

Isso significa que, para começar, é essencial verificar qual é o plano de carreira da pessoa, como ela pretende alcançar os objetivos e como ela se enxerga em um futuro determinado. Assim, o entendimento sobre a situação atual não fica muito restrito.

Você ainda pode ajudar a pessoa a se decidir, com o uso de recursos próprios. A meta central é fazer com que o cliente desenvolva todas as suas habilidades.

Coaching executivo

Os tipos de coaching podem se misturar em alguns casos. É o que ocorre em relação ao coaching executivo e o coaching de negócios. Enquanto o último está focado na atuação de um empresário, o primeiro quer desenvolver habilidades para cargos de liderança.

Isso quer dizer que você não vai tratar somente de diretores de empresa. Muitas vezes, os cargos maiores precisam de muita estratégia, organização de equipes e tomada de decisões. Primeiramente, entretanto, é essencial diagnosticar a situação atual da empresa e o lugar do coachee em relação ao quadro.

Coaching organizacional

Os tipos de coaching voltados a equipes empresariais são condensados no conceito de coaching organizacional. Agora, o foco não é nem os empresários que concebem a empresa, nem os cargos mais altos da organização.

O objetivo final é o desenvolvimento de equipes, integração entre diferentes áreas de trabalho e comunicação eficiente com o público e com os gestores. Um coach organizacional vai estar ali, lado a lado com os diferentes funcionários, bolando estratégias para melhorar aspectos essenciais que estão em falta na empresa.

Mais uma vez, é indispensável ter flexibilidade para enxergar o quadro atual. Essa é uma das áreas que mais demandam criatividade para desenvolver soluções.

Coaching de performance

Com caráter amplo, o coaching de performance pode ser usado em diversas situações. Afinal, o próprio conceito central de performance não é tão claro nem bem definido, ou seja, tudo vai variar de pessoas para pessoa.

Essa divisão da atividade global tem como meta principal o diagnóstico de pontos fortes e fracos dos clientes, fazendo com que ocorra um desbloqueio de suas potencialidades que estão sendo impedidas por alguma ocorrência do passado.

Coaching de liderança

Por fim, o coaching de liderança serve para qualquer tipo de carreira ou quadro em que o seu cliente estiver inserido. Pode ser que você oriente uma pessoa que queira ser líder de uma empresa, assim como você pode ajudar um líder religioso. Como é notável, as áreas variam muito!

É importante que o cliente identifique até onde possa chegar, e pense em uma trajetória organizada para alcançar o que quer durante os atendimentos.

E aí, qual é o seu tipo de coaching favorito? Em qual área pretende ingressar? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe nosso conteúdo.

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top