Veja alguns hábitos financeiros que te impedem de guardar dinheiro

desenho de dinheiro saindo voando da carteira
Um dos principais fatores que podem te impedir de guardar dinheiro é a falta de um bom planejamento financeiro.

Uma das melhores sensações da vida adulta é perceber que o final do mês chegou com as contas no azul e um pouco de dinheiro poupado. Infelizmente, este é um tipo de resultado financeiro muito difícil de ser alcançado, e poucas pessoas conseguem adotar hábitos financeiros sustentáveis. Será que você é uma delas? Veja alguns dos sinais que podem justificar porque você não consegue guardar dinheiro:

Hábitos financeiros que te impedem de guardar dinheiro

Falta de planejamento financeiro

Esse é um erro que poderia ser substituído por “preguiça de se planejar”. Embora essas sejam palavras duras, a verdade é que um planejamento financeiro é o começo de tudo para quem pretende ter dinheiro sobrando no final do mês.

É simples: você sabe quanto vai receber e faz uma lista do que vai gastar. Sobrou algo? É lucro. Faltou? É prejuízo. Esse controle é como um GPS para saber como está sua situação financeira.

Subestimar os pequenos gastos

Se você já faz um planejamento financeiro, vê que deve sobrar dinheiro e mesmo assim fica no vermelho, então certamente está errando em algum ponto do planejamento. O mais provável é que você tenha desconsiderado os pequenos gastos, como a cerveja com os amigos, o chocolate depois do almoço, a pizza no meio da semana e os cafezinhos ao longo do dia.

Essas pequenas despesas vão se acumulando e, no final do mês, podem se tornar muito maiores do que o esperado. Para contornar esse problema, há duas possibilidades: não gastar ou controlar os gastos.

Abusar do cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser um herói para as contas inesperadas, mas rapidamente torna-se o vilão quando não há controle sobre os gastos. Com a desculpa de “acumular milhas”, por exemplo, muita gente paga todas as contas apenas no cartão, e com isso, perde controle de tudo o que gasta. Sempre use o cartão se crédito com sabedoria!

Deixar para guardar dinheiro no final do mês

Não é o que sobra que deve ser guardado, mas o que não é guardado é que deve sobrar. Você com certeza já ouviu aquela história de guardar os 10%, não é? Pois saiba que quando você separa esse dinheiro no começo do mês, é muito mais simples conseguir se virar com o que você tem durante o resto do mês.

Lembra da dica de contar o dinheiro para gastar com pequenas coisas? Nesse caso, já ter guardado o dinheiro que pretende economizar funcionará da mesma forma.

Imagem: © Depositphotos.com / drogatnev

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top