Veja como funciona a bolsa de valores

painel com valores
Bolsa de valores tem como objetivo fazer com que as negociações sejam feitas em um ambiente seguro.

A bolsa de valores é um local para negociações de ações, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, moedas, commodities agropecuárias e diversos tipos de derivativos financeiros. Para pessoas que buscam investimentos que proporcionam retornos expressivos, a bolsa de valores é um excelente local, pois possibilita lucros consideráveis.

O que é a bolsa de valores?

Trata-se de um grande mercado onde pessoas e empresas se relacionam por meio de compras e vendas de títulos e ações. Se você tem uma empresa e decide vender suas ações, por exemplo, o ponto de encontro com o interessado em comprá-las será justamente a bolsa de valores.

O objetivo de uma bolsa de valores é organizar essas negociações em um ambiente assegurado, garantindo que os investidores receberão as ações adquiridas e a empresa ou acionista vendedor receberá o valor equivalente pelas ações comercializadas. Além de um local seguro, a bolsa garante que o processo de negociação seja eficiente e justo.

Existem diversas bolsas ao redor do mundo, a bolsa de valores brasileira é a BM&F Bovespa, que surgiu da união da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros) e da Bovespa (Bolsa de São Paulo). As demais bolsas brasileiras foram incorporadas a ela com o decorrer do tempo, inclusive a Bolsa do Rio de Janeiro, a primeira fundada no Brasil.

Outra finalidade da bolsa é garantir que as ações adquiridas sejam mantidas em um local 100% seguro. Algumas pessoas acreditam que as ações compradas ficam sobre custódia das corretoras de ações que intermedeiam a sua compra, mas a Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC), empresa pertencente ao grupo BM&F Bovespa, é quem tem essa responsabilidade no país.

Como funciona a bolsa de valores?

Para investir, primeiro é necessário ter uma conta em uma corretora de investimentos responsável pelas ofertas de ações, títulos ou fundos e por realizar a intermediação de suas compras.

Para entender como funciona este processo, visualize uma empresa cujo dono precisa de verba para realizar projetos dentro dela. Para isso, ele decide disponibilizar ações para arrecadar fundos. Abrindo o capital, a empresa é registrada na bolsa e lista suas ações (pequenas partes da empresa).

Surge, então, a relação de oferta e demanda por estas ações, sendo que alguns investidores primários podem vender suas ações acreditando que elas desvalorizarão ou por precisarem do dinheiro, enquanto outros comprarão acreditando que as ações irão valorizar.

O investidor primário lança uma ordem de venda das suas ações na corretora e, automaticamente, o sistema da corretora envia essa ordem para a Bovespa. Por sua vez, o segundo investidor envia uma ordem de compra para a sua corretora, indicando o preço que acha interessante para adquirir tal ação, sendo também enviada à Bovespa. Se a ordem de compra e venda chegarem na bolsa com o mesmo valor, de forma simples, o negócio é fechado.

Imagem: © Depositphotos.com / leungchopan

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top