Veja como funciona o mercado de ações

tela com descrições
O mercado de ações é um ambiente em que são negociados ativos como: ações, opções de ações e fundos imobiliários.

As ações são pequenas fatias do capital de uma companhia, que são comercializadas no mercado quando a empresa precisa levantar recursos para novos investimentos ou para outras finalidades corporativas. A empresa faz o cálculo de seu capital e divide em fatias, chegando ao valor de suas ações.

Vantagens e riscos de investir em ações

Ao adquirir um lote de ações de uma determinada empresa, o investidor se torna uma espécie de sócio da organização. Quando esta empresa lucra, a ação se valoriza e o investidor sai ganhando. Para a empresa, a grande vantagem de dispor ações está na obtenção de capital de giro para novos investimentos sem precisar recorrer a empréstimos bancários.

Ao fazer a oferta de ações no mercado, a empresa está obtendo dinheiro em troca da possibilidade de retorno financeiro ao investidor. Vale destacar, entretanto, que sempre existem riscos envolvidos na compra de ações, definidos pelas mudanças do mercado e as movimentações financeiras que envolvem a empresa. Em geral, quanto maior a possibilidade de ganhos num menor prazo, maior o risco de perda.

O que influencia o preço das ações?

O preço das ações aumenta ou diminui de acordo com o resultado apresentado pela empresa: se houver lucro, seu valor aumenta. Há, porém, outros fatores tão determinantes quanto o resultado financeiro, a começar pela famosa lei da oferta e da procura. Se a procura por determinadas ações é muito maior que a oferta, o preço naturalmente sobe.

Imagem: © Depositphotos.com / davidewingphoto

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top