Veja como manter a boa saúde financeira da sua empresa

homem colocando pedaço do cifrão
Um das ações cruciais para ter uma boa saúde financeira empresarial é o planejamento, pois com ele é possível ter total controle de todos os gastos da organização.

Manter uma boa saúde financeira é fundamental para ser bem-sucedido como empreendedor, garantindo que suas finanças pessoais e as de seu negócio estejam sempre em dia. Não adianta, porém, se jogar nesse mundo apenas com a cara e a coragem — embora a bravura certamente seja uma característica importante para um empresário. A saúde financeira da empresa depende de alguns pontos-chave que, quando seguidos com discernimento e compromisso, poderão auxiliar significativamente no crescimento do negócio.

Dicas para manter a saúde financeira da sua empresa

Sempre faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro empresarial é crucial, e sua elaboração é considerada uma das ações mais básicas de criar e administrar uma empresa. É esse planejamento que vai possibilitar que o empreendedor tenha total controle financeiro de seu negócio e esteja sempre preparado para enfrentar as possíveis adversidades que podem surgir ao longo do seu caminho no mundo dos negócios.

Vale ressaltar que, dentro deste planejamento, algumas regras devem ser seguidas para que ele funcione conforme o esperado. Antes de qualquer coisa, ele não deve ser feito no início do ano, como a maioria dos empresários faz, mas por volta de setembro ou outubro. Isso garante que o ano se inicie com todos os detalhes devidamente organizados.

Além disso, é de suma importância elaborar um orçamento anual, calcular contas a pagar e a receber, fazer o fluxo de caixa corretamente, eliminar gastos supérfluos, manter o foco e concentrar as energias apenas no que for essencial para a empresa, sempre acompanhando de perto as operações financeiras.

Não faça empréstimos demais

Empréstimos bancários sempre significam taxas de juros altíssimas e, muitas vezes, o que parece uma solução para seu negócio pode se revelar um verdadeiro desastre para ele. Procure outros meios viáveis e menos arriscados de levantar recursos para sua empresa e pense muito bem antes de recorrer a esse artifício, conversando sempre com seus sócios e conselheiros financeiros.

Tenha uma reserva financeira

É comum que surjam algumas surpresas, especialmente no que diz respeito ao ramo empresarial. Para que elas não sejam prejudiciais ao negócio, é importante estar devidamente preparado para enfrentar esses imprevistos. Nesse sentido, se tudo está dentro dos conformes e o negócio está apresentando os resultados esperados, guarde sempre um pouco de capital para ser utilizado em situações mais urgentes.

Nunca deixe de cumprir os prazos

Tenha tudo muito bem definido na hora de receber, pagar e fazer entregas. É preciso se organizar e manter tudo em ordem para que não seja preciso arcar com juros por causa de atrasos e não gastar tempo cobrando fornecedores ou sendo cobrado pelos clientes. Fique atento e organize tudo em uma planilha, em um software online ou até mesmo em seu caderno.

Por fim, vale destacar que a saúde financeira da empresa pode ser alcançada sem muitas dores de cabeça, desde que se tenha muita disciplina, paciência e ética profissional. Também é necessário ter disposição para fazer alguns sacrifícios de vez em quando. Arregace as mangas e comece seu projeto o quanto antes!

Imagem: © Depositphotos.com / liquor

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top