Veja dicas para um planejamento financeiro pessoal e familiar

família e homem olhando para computador
Equilibrar gastos e necessidades é uma prática saudável e que só traz benefícios pessoais e familiares.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, não é preciso ser rico ou ganhar muito dinheiro para ter qualidade de vida e segurança financeira. Esses são objetivos que podem ser atingidos com um bom planejamento pessoal e familiar, que organizarão as entradas e saídas de dinheiro e ainda ajudarão a estabelecer objetivos e alcançá-los de maneira tranquila e saudável para seu bolso.

Algumas pessoas só se dão conta da importância de fazer este tipo de planejamento quando já estão endividadas. Isso faz com que a recuperação financeira se torne mais difícil, já que será necessária uma maior educação financeira para sair do vermelho.

A importância do planejamento financeiro pessoal e familiar

Equilibrar gastos e necessidades é uma prática saudável e que só traz benefícios pessoais e familiares. Nesse sentido, elaborar um planejamento financeiro é uma ação que faz com que a família seja capaz de escapar de ciladas e organizar projetos que beneficiarão a todos.

Quando pais conseguem controlar suas contas, exercem uma grande influência em seus filhos — que têm um exemplo dentro de casa de como é benéfico não gastar em excesso, não fazer gastos indevidos e preferir economizar para fazer viagens, comprar objetos necessários e até uma casa própria.

É importante que a família esteja envolvida em todas as fases do processo de economia e reeducação financeira, de modo que seja implantada uma mudança de hábitos coletivos. Faça uma quarentena de desejos, que incluem uma roupa cara, troca de móveis, um lançamento eletrônico ou um brinquedo novo. A não ser que seja de extrema necessidade adquirir um produto, deixe a compra para um momento em que sua situação financeira esteja melhor.

No dia a dia, esqueça as compras feitas por impulso e só pague por itens que são realmente necessários. Além disso, tenha o cuidado de sempre pesquisar atentamente os preços, de modo a identificar a opção mais em conta e vantajosa para sua família.

Viva de acordo com sua realidade financeira

Um grande erro financeiro é viver uma realidade que não é a da família, com mais gastos que recebimentos, que geram dívidas e insatisfações a curto prazo. Avalie as necessidades familiares e veja onde é possível economizar e quais custos podem ser cortados sem influenciar muito na rotina de todos.

Bons hábitos — como economia de luz e de água, falar menos ao telefone, substituir produtos mais caros por outros mais baratos e cortar supérfluos — também devem ser adotados, podendo fazer uma grande diferença no final do mês.

Coloque no papel todos os rendimentos da família e as despesas pessoais, incluindo um valor que fixo que deve ser economizado todo mês. Direcione o dinheiro que sobrar para atividades cotidianas como comer fora, transporte, roupas e até pequenas viagens. Com o tempo, vai acabar sobrando dinheiro no final do mês, um resultado da organização e comprometimento de todos.

Imagem: © Depositphotos.com / Kzenon

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top