Veja ideias de como economizar e o que fazer para ganhar dinheiro de forma rápida

calculadora, cofre e dinheiro
Uma das tarefas mais difíceis no dia de hoje, economizar pode se tornar algo simples se seguirmos algumas dicas importantes, tais como: anotar os gastos, estabelecer metas, ser honesto e cortar os gastos desnecessários.

Economizar não é uma tarefa fácil: com os imprevistos que surgem ao longo do mês e os pequenos gastos do dia a dia, quando chega a hora de fechar as contas, percebemos que não foi possível economizar nada — e, muitas vezes, gastamos até mais do que poderíamos. Apesar das dificuldades, poupar dinheiro não precisa ser um bicho de sete cabeças, e algumas medidas simples podem te ajudar a atingir esse objetivo.

Como economizar dinheiro

Anote seus gastos

O primeiro passo é anotar todos os gastos do mês, seja guardando todas as notas e anotando em um caderno ou usando aplicativos específicos para essa tarefa. O controle financeiro é fundamental e, para isso, você precisa saber para onde o seu dinheiro está indo. Essa medida te ajudará a identificar quais gastos pode cortar ou diminuir.

Estabeleça metas

Crie metas de quanto você pretende gastar para cada área (gastos essenciais, quitar dívidas, poupar dinheiro e manter estilo de vida) e arredonde os valores dos gastos para cima. Assim, você não tem surpresas indesejadas e pode até ter um dinheiro a mais no fim do mês. Mude a data do vencimento de todas as suas contas para um mesmo dia, preferencialmente logo após o dia em que você recebe seu salário.

Seja honesto

É importante ser honesto com a família: exponha a sua realidade financeira e quais serão seus objetivos e metas financeiras. Se você tem dívidas, concentre-se em quitá-las. Se não tiver, defina uma quantia mínima para economizar mensalmente e transfira esse valor para a poupança assim que receber o seu salário. Mesmo quem tem dívidas pode criar o hábito de poupar juntando as moedas que sobram no fim do dia ou uma pequena quantia por semana. O importante é começar!

Corte gastos

Pare de usar o cartão de crédito e pague tudo com dinheiro. Escolha marcas mais baratas, tanto em lojas de roupas quanto supermercados, mas observe se o produto é razoável ou o se o barato sairá caro. Aproveite os programas de milhas e ferramentas online que oferecem descontos. Se algo quebrar, pesquise se consertar não é mais barato do que comprar um novo. E fuja da tentação: evite abrir e-mails de sites com promoções ou recompensar-se com um agrado no fim de um dia estressante.

Outras formas de ganhar dinheiro

Se você quer economizar, buscar alternativas para ganhar uma grana extra pode te ajudar muito. Você pode começar vendendo produtos que já não usa mais, tais como livros, DVDs, celulares, eletrodomésticos e até roupas em bom estado de conservação.

Outra ideia é pegar freelas para fazer a noite ou nos finais de semana. Você também pode usar as habilidades que possui: se você faz doces, pode começar a vender seus quitutes; se costura, pegue algumas encomendas ou reparos; se é bom em resolver problemas da casa, se ofereça para prestar serviço como marido de aluguel; se você é bom com animais, pode trabalhar cuidando deles para quem viaja ou levando-os para passear. Encontre algo em que você é bom e faça isso se tornar lucrativo!

Imagem: © Depositphotos.com / niglaynike

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 5754-3265

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top