Veja quais as qualidades e pré-requisitos para ser Coach profissional

desenho de bonecos um com megafone e outros dois em cima de gráfico
Para se tornar um coach profissional é preciso se modificar interiormente, em um processo focado no autoconhecimento.

Uma organização é feita por pessoas. Apesar desta afirmação ser tida como verdade universal há muito tempo, foi somente nas últimas décadas que ela passou a ser uma verdade praticada, com a consciência de que pessoas qualificadas e satisfeitas levam a empresa a se desenvolver de maneira exponencial.

Esta conscientização acarretou diversas mudanças no mundo corporativo, e talvez a maior delas tenha sido o investimento em pessoas. Neste panorama, o Coaching surge como uma importante ferramenta para auxiliar e acelerar o desenvolvimento de habilidades e competências pessoas, profissionais emocionais.

Coaching como facilitador do desenvolvimento

Partindo de uma abordagem sistêmica e bem definida, o Coaching é pode ser considerado psicologia, sociologia, administração, linguística, pedagogia e diversas outras disciplinas. Isso porque esta metodologia se baseia em uma abordagem multidisciplinar para desenvolver suas técnicas.

Com a ajuda de um profissional treinado e qualificado, o processo de Coaching é aplicado para que o coachee (cliente) possa traçar e definir metas realistas, sejam elas pessoais ou profissionais, no contexto de uma empresa, de um gestor ou de um trabalhador autônomo. Para alcançar essas metas, são traçados planos de ação que incluem a eliminação de crenças negativas e desenvolvimento de habilidades e valores que permitam o alcance dos objetivos almejados.

Depois de passarem por um processo de Coaching, pessoas e gestores relatam resultados fantásticos. No âmbito pessoal, é possível destacar maior tempo dedicado à família, alcance de bens de consumo e guinada na carreira. No caso de empresas, a metodologia proporciona aumento da produtividade, desenvolvimento de inteligência organizacional, foco na resolução de conflitos e redução dos níveis de estresse.

No entanto, nada disso seria possível sem o profissional que aplica a metodologia e motiva os coachees: o coach.

Requisitos para se tornar um coach profissional

Chamado de coach profissional ou simplesmente de coach, este profissional treinado e habilitado para a aplicação do processo de Coaching em contextos organizacionais e pessoais. Além de aprender como aplicar a metodologia e seus planos de ação, é necessário que o coach se modifique interiormente, em um processo focado no autodesenvolvimento.

Vale destacar que o Coaching possui diversas abordagens, que exigem formações específicas em determinado assunto. É o caso, por exemplo, do Coaching Financeiro — que visa melhorar a performance financeira dos coachees por meio de mudanças no dia a dia e na forma como os indivíduos se relacionam com o dinheiro.

Imagem: © Depositphotos.com / file404

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top