Veja quais são os tipos aplicações financeiras mais seguros

pessoas com a mão em cima do cofre
A aplicação financeira acontece quando você empresta seu dinehiro para uma instituição na expectativa de obter um retorno financeiro.

Quando o assunto é mercado financeiro, muitas pessoas ficam em dúvida a respeito de qual é o investimento mais viável e mais seguro diante das variações de economia. Entre os principais tipos de aplicação financeira estão o Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Recibo de Depósito de Bancário (RDB) e Fundos de Investimentos.

O fato é que qualquer aplicação financeira oferece alguns riscos e, por isso, antes de fazer algum investimento é recomendado pesquisar a respeito do tipo ideal de aplicação, além de buscar informações sobre a instituição financeira e a respeito das variáveis econômicas que podem influenciar o resultado esperado.

Investimentos possíveis e suas características

Certificado de Depósito Bancário

Abreviada como CDB, esta aplicação financeira remunera o investidor que efetua um empréstimo de dinheiro para o banco. O banco faz uso dos recursos que foram captados com o intuito de emprestá-los para outros clientes. Nesse caso, o banco pode pegar o seu dinheiro e fazer um empréstimo para a outra, o que resulta em taxa menor.

Fundo de Investimento

Esta é uma aplicação que apresenta custos pouco elevados, permitindo que o investidor aplique mesmo com poucos recursos.

Tesouro Selic

Este é um investimento de título público, sendo vendido on-line na plataforma de negociação chamada Tesouro Direto. Por meio desse investimento, o investidor pode efetuar a compra de apenas uma fração de um título, desde que ela não seja inferior a 1% e o preço não seja menor do que R$ 30.

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Este é um investimento interessante porque conta com isenção do Imposto de Renda, sendo o título que os bancos emitem quando almejam obter verba destinada a financiamentos do segmento imobiliário. Além disso, há bancos que podem aceitar valores menores quando o investidor aplica em Letra do Crédito Imobiliário.

Letras de Câmbio

São emitidas com o intuito de possibilitar as financeiras a captarem recursos para efetuar o financiamento para crédito pessoal e adquirir bens de consumo. Apesar de contarem com “câmbio” em sua nomenclatura, a remuneração efetuada pela Letras de Câmbio não possui relação com as trocas de moedas. De uma forma geral, os rendimentos das Letras de Câmbio são relacionados com a taxa DI. Além disso, as Letras de Câmbio contam com um limite de até R$ 250, protegidos pelo FGC.

Letra de Crédito do Agronegócio

Conhecida como LCA, esse investimento é emitido pelos bancos com o objetivo de financiar participantes que atuam no agronegócio. A LCA possui isenção de imposto de renda, bem como também é protegida pelo FGC.

Imagem: © Depositphotos.com / sqback

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top