Veja quanto poupar para ter uma aposentadoria tranquila

idosa com as mãos em cima do cofre de porco
Segundo especialistas o ideal para ter uma aposentadoria tranquila é poupar 10% do valor que você ganha no mês.

Em momentos em que se discute o tempo de trabalho necessário para a aposentadoria, muitas pessoas têm buscado por formas diferentes de conseguir se aposentar e manter o mesmo padrão de vida. Na verdade, este não é um fenômeno novo, já que a maioria das pessoas já percebeu que o valor proposto para a aposentadoria no Brasil não é o mais justo, e muitos profissionais constroem sua própria poupança para garantir um montante de dinheiro que proporcione uma vida confortável no futuro.

Mas quanto é preciso poupar para uma aposentadoria tranquila? E, principalmente, como fazer isso? Descubra a seguir:

Quanto poupar para a aposentadoria?

O processo de poupar dinheiro é um trabalho de formiguinha, que consiste em guardar um pouco de cada mês em vez de dispor tudo de uma vez lá na frente. Por exemplo: é mais fácil juntar 10% por mês durante o ano inteiro, em vez de pegar o 13º salário todo para guardar. Portanto, a primeira regra para poupar é: disciplina e planejamento a longo prazo.

A maioria dos especialistas aponta que o ideal é poupar 10% do valor que se ganha. Esta é uma quantia considerada confortável, pois pode prevenir eventuais emergências e não altera diretamente a forma como o indivíduo vive. Porém, se levarmos em conta os juros e as restrições geralmente impostas pelos bancos, uma pessoa que não possui dívidas pode poupar até 30% do que ganha.

Como poupar para a aposentadoria?

O primeiro exercício que você pode fazer é o de tentar poupar dinheiro para comprar um produto à vista, ao invés de parcelar. Isso porque os juros podem gerar uma dívida muito alta para você, que provavelmente terá que pagar o financiamento por muito mais tempo do que levaria juntando o montante inteiro.

Esta ideia também deve ser aplicada para iniciar um processo de poupança ou qualquer outro investimento mais rentável. Neste ponto, vale a pena conhecer as principais aplicações financeiras oferecidas pelo mercado brasileiro, identificando a que é mais vantajosa para você. Lembre-se: 10% é o recomendado, mas quanto mais alto for o valor poupado, menos tempo você precisará poupar para se aposentar.

Por fim, você pode investir em uma formação em Coaching Financeiro, que oferece conhecimento e técnicas capazes de transformar sua vida financeira. Entre em contato conosco e saiba mais!

Imagem: © Depositphotos.com / racorn

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238


Suporte ao Aluno:

(11) 9 3024-0660

[email protected]

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top