Vida financeira – Qual sua maior dificuldade?

A vida financeira é uma convergência de diferentes áreas do seu cotidiano, que podem influenciar diretamente nos seu sonhos e objetivos futuros.

Você já deve ter ouvido alguém comentar que está com problemas na vida financeira. O que isso significa? Quais são os problemas mais comuns? E mais importante: como saber onde você está errando? Vamos te mostrar tudo isso a seguir. Assim, você pode caminhar rumo à estabilidade.

Vida financeira

Como conhecer os seus erros na vida financeira?

Como havíamos mencionado, a vida financeira é muito ampla. Ela abriga os gastos comuns entre a família e até as estratégias de investimento utilizadas. Por conta disso, fica complicado definir exatamente onde estão os problemas.

Primeiramente, convém descobrir se você está efetivamente com dificuldades. Como assim? Gastos sempre vão existir, e esse é um ponto de concordância entre todas as pessoas que possuem renda própria. Meses mais apertados também são a realidade da grande maioria dos brasileiros.

Ambas as situações anteriores não denotam uma saúde financeira precária. Elas apenas dizem um pouco sobre os seus hábitos financeiros e sua rotina de compras. A sua maior dificuldade não estará explícita ali.

Alguns pontos podem indicar que você tem sim dificuldades concretas nessa área da vida. Listamos essas considerações para que você não tenha que refletir sobre elas sozinho. Observe:

  • O dinheiro sempre acaba antes do final do mês
  • Você se vê obrigado a cortar gastos essenciais para manter a rotina
  • Você precisa cortar as compras dos outros membros da família (como filhos)
  • Os seus planos sempre envolvem dinheiro, mas nunca dão certo efetivamente

Se você se identificou, está na hora de entender onde está a sua maior dificuldades. Esses são alertas claros!

Dificuldades mais comuns

É claro que não podemos definir um aspecto que é responsável por todas as suas perdas relacionadas à vida financeira. Afinal, não estamos tão próximos da sua realidade. Por isso, citamos situações comuns com as quais você pode facilmente se identificar.

Acúmulo de dívidas

Uma pesquisa produzida pela Confederação Nacional da Indústria mostra um dado alarmante sobre a relação dos consumidores brasileiros com as dívidas: 85% da população que ganha e gasta dinheiro possui dívidas, dos mais diversos tipos.

Algumas pessoas fazem essas dívidas por falta de opções, ou seja, tudo é realizado de uma maneira consciente. Outras não possuem essa noção, e acabam achando que o pagamento será fácil.

Seja como for, você pode notar que essa é uma questão central na vida de todos os consumidores. Se você está endividado, provavelmente tem conhecimento da sua situação. Nossa dica é acabar com o problema o mais breve possível. Você pode até tentar uma negociação com a empresa ou órgão para quem está devendo.

Compras no crédito

As compras no cartão de crédito também são muito comuns em nossa realidade. Essa tendência se dá, inclusive, pela facilidade com a qual parcelamos compras. De fato, esse é um dos hábitos mais recorrentes quando pensamos em nosso cotidiano.

Se esse é o maior problema da sua vida financeira, você muito provavelmente parcela compras de alto valor no cartão. Já começou um novo mês, e consequentemente uma nova fatura, com várias parcelas para pagar? Esse é um forte indicativo.

Geralmente, esses consumidores se sentem restritos. Afinal, não há mais como dividir as cobranças entre crédito e débito quando o seu cartão já começa o mês com pagamentos elevados. Outra característica comum são incertezas: não sabemos se poderemos pagar o devido depois de algum tempo.

Economia sem estratégia

Economizar dinheiro é sempre benéfico. Entretanto, você precisa estabelecer estratégias antes de começar. Existem pessoas que deixam para guardar o dinheiro que sobrou do mês. Essa ação é perigosa, pois existem muitos períodos em que você gastará tudo. Inclusive, essa é a mais forte tendência hoje em dia.

Esse tipo de atitude faz com que você se decepcione em relação aos seus objetivos finais. Além disso, o dinheiro poupado será muito mal definido.

O ideal é selecionar uma parcela do seu recebimento e guardar sempre no início do mês. Você pode deixar 10% ou 20% do salário para esse fim. Deixe essa quantia separada no momento do recebimento, o que se torna mais fácil com os aplicativos de bancos.

Despesas de casa

Muitas pessoas possuem dificuldades para lidar com despesas dentro de casa, simplesmente por não considerarem esse tipo de gasto como controlável. Geralmente, esses indivíduos costumam olhar para gastos de casa como algo obrigatório e completamente fixo.

De fato, despesas como contas de luz e água, IPTU e IPVA são obrigatórias. Entretanto, a ideia de que elas não podem sofrer modificações é descabida. Se você está com contas muito altas, é aí que mora o seu problema de vida em relação a finanças.

Para acabar com a situação, trace um plano de despesas fixas (que são pagas regularmente). Assim, você estabelece categorias de economia.

Hábitos de consumo

Como hábitos de consumo podem se tornar dificuldades? Na realidade, ter hábitos é algo comum. O problema é a natureza dessas ações, que podem acabar prejudicando o seu orçamento de maneira intensa.

Digamos que você gaste metade do seu salário em compras de objetos para a casa, de qualquer tipo. É um caso extremo, mas vale para ilustrar. Esse é um hábito, e é provavelmente a razão pela qual a sua saúde financeira está ruim.

Identificar as áreas em que os gastos são mais expressivos é o primeiro passo para verificar se há problemas com consumo. Você ainda deve entender os padrões de vida das pessoas com sua renda, para ver se o seu caso não foge do comum.

Planejamento fraco

Algumas pessoas contam com pouco ou nenhum planejamento. Esse é provavelmente o maior problema de vida com relação a finanças, e é muito comum na vida dos brasileiros.

Nossa dica é acabar com a preguiça e a procrastinação e ter controle efetivo de renda e despesa. Ser mais responsável e metódico nunca é demais quando tratamos de dinheiro.

E você, está preparado para modificar aspectos da sua vida financeira e garantir a felicidade nos próximos anos? Deixe um comentário abaixo!

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top