Vida financeira – Como manter ela sempre no azul?

Um dos grandes desafios da vida adulta é conseguir manter as finanças pessoais sempre no verde, ou seja, sem dívidas a pagar, pouco dinheiro para manter os serviços contratados por você e essenciais no seu dia a dia, entre outros. No dilema da vida financeira adulta tudo deve girar em torno de prioridades. Aquilo que você mais precisa deve ser adquirido agora, mas o que você menos precisa pode ser adquirido depois, guardando o dinheiro que seria gasto para outro tipo de investimento futuro.

Mas, manter a sua vida financeira sempre no azul não diz respeito apenas a priorizar o que comprar e quando comprar, envolve a qualidade do material adquirido, quanto você paga por ele, se comprou à vista ou a prazo, que tipo de planejamento financeiro você teve para chagar a comprar esse produto e mesmo assim continuar no azul, entre outros detalhes.

Essas demais particularidades também devem ser levadas em consideração, a fim de que a sua vida financeira tenha um desenvolvimento de fato saudável e você possa, em pouco tempo, conseguir sair do vermelho para o azul, ideal. Vamos agora conhecer mais sobre dicas incríveis para ajudar manter a sua vida financeira sempre no azul!

Vida financeira

Procure sempre pagar à vista

Procure sempre pagar todas as suas contas à vista. Esse tipo de hábito evita que você acumule diversos débitos em aberto e fique endividado com facilidade, pois com a passagem do tempo o produto que você comprou vai perdendo o valor, a qualidade e se torna obsoleto para o uso, sendo assim necessário comprar outro produto similar, mas melhorado, pelo mesmo preço ou até mais caro. Dessa forma, com o pagamento à vista sempre você adquire o novo produto sem ter de se preocupar em ainda sair do débito em aberto do antigo.

Priorize as dívidas

É certo que o hábito de pagar todas as suas dívidas a vista não vai surgir da noite para o dia, mas com a devida atenção a esse comportamento em pouco tempo você terá a chance de não lidar mais com débito algum. O primeiro passo depois da iniciativa do pagamento à vista é priorizar as dívidas já existentes, procurando pagar as mais antigas e sempre manter os pagamento em dia quando possível, negociando com credores e se livrando de todas elas em pouco tempo.

Sempre verifique o Custo-Benefício dos produtos e serviços

Verifique o preço do custo-benefício dos produtos ou serviços que pretende investir antes de gastar com eles. Assim, você garante levar para casa algo que merecia aquele valor que foi pago. Um bom exemplo seria a necessidade de comprar uma peça de roupa, algo bem essencial, mas que varia muito de preço no mercado dependendo da qualidade e outros fatores. Depois de uma boa pesquisa você encontra duas peças de qualidade similar e que são boas o bastante para serem compradas, mas uma custa 50 reais a mais, sendo que você só pode levar uma das peças por que só necessita de uma, apenas. Sendo assim, procure a mais barata, uma vez que você tem a mesma qualidade nas duas peças e necessita apenas de uma, efetuando a compra que precisa e ainda economizando com ela.

Busque por descontos

Procure sempre por descontos nas lojas antes de fazer qualquer compra. Chega daqueles dias que você ia fazer compras em grande escala super apressado e esquecia de pesquisar os melhores preços e buscar pelos descontos. Lembre que toda vez que você leva uma quantia com o propósito de gastar aquele valor e volta para casa devendo a sensação é muito ruim. Agora imagine que você leva o valor e gasta somente ele, à risca, sente-se até bem. Mas, e se levar um valor X e gastar Y, sendo que esse valor Y é menor que o valor X levado, você volta para casa com dinheiro e economizando, podendo estocar aquela quantia para outros gastos ou até mesmo investir.

Cuidado com o cartão de crédito

Tome bastante cuidado com o que você faz usando o cartão de crédito. Por vezes, seria bem melhor evitar ter vários cartões de crédito e buscar apenas por um que tenha um limite razoável e necessário para emergências, viagens, entre outros. Antes de fazer qualquer compra no cartão de crédito saiba que o dinheiro precisará ser pago e você será a pessoa responsável pela dívida, não agora, mas daqui a alguns dias. Sendo assim, é como qualquer compra de débito aberto. Você precisa verificar o porquê precisa daquele produto ou serviço, quanto pode pagar por ele e em quantas parcelas ele pode ser dividido em um tempo que não perca o valor e mesmo assim tenha um preço que caiba no seu bolso.

Tenha sempre uma reserva financeira

Uma dica ainda super importante para se manter sempre no azul é ter um bom planejamento financeiro, corroborando em uma determinada economia em dinheiro que será guardada como uma espécie de reserva financeira a ser gasta com eventuais necessidades, como tratamentos de saúde, gastos educacionais, compra de algo urgente, entre outros. Saiba regrar o que você faz com seu dinheiro e mantenha a sua vida financeira sempre no azul!

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.

 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top