Você sabe como fazer o cálculo exato do reajuste do aluguel?

calculadora, moedas e casa
O calculo de reajuste do aluguel deve ser feito com base em três índices: IGP-M, IPCA e INPC.

Todo ano, os locatários são informados do novo reajuste do aluguel e, para não ficar no prejuízo, é essencial que você saiba como fazer o cálculo exato do reajuste. Em primeiro lugar, é importante saber que o cálculo do reajuste de aluguel tem como base três principais índices: o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o IGP-M é o mais utilizado para calcular o aumento no valor do aluguel.

Para fazer o cálculo exato aluguel, portanto, é necessário que você esteja atento às informações dos índices citados. Quando o cálculo do reajuste aluguel é baseado no IGP-M, é preciso que você analise os dados desse índice, além de levar em consideração o valor inicial do aluguel de acordo com o contrato, a data do início do contrato e periodicidade do reajuste. Para o cálculo do aluguel, você também pode contar com calculadoras online que foram desenvolvidas exclusivamente para isso.

Como fazer o cálculo reajuste aluguel

Para fazer o cálculo do aluguel, o primeiro passo é identificar o índice que é utilizado como base pela sua imobiliária na hora de fazer o reajuste. Veja, portanto, se o cálculo é baseado no IGP-M, IPCA ou INPC. Caso esse ele seja calculado pelos dados do IGP-M, que é o mais comum, é preciso que você saiba que esse índice analisa o Índice de Preços por Atacado (IPA) — que representa 60% — além do Índice de Preços ao Consumidor (IPC, que possui peso de 30%) e o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC), que representa 10% do IGP-M.

Com base nesse índice, você pode descobrir o valor exato do seu reajuste de aluguel. Por outro lado, se o cálculo reajuste aluguel é baseado no IPCA, será levada em conta a variação dos gastos. Por sua vez, quando o cálculo reajuste aluguel do seu imóvel tiver como base o INPC, que é utilizado para abranger as famílias com até cinco salários mínimos, é levado em consideração a variação dos gastos com saúde, habitação e cuidados pessoais.

Imagem: © Depositphotos.com / cherezoff

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top