Você sabe o que é o empreendedorismo corporativo e como ele pode ajudar sua empresa?

funcionários segurando peças de quebra cabeça
O empreendedorismo corporativo tem como principal característica enxergar nos problemas e mudanças uma oportunidades de crescimento.

O empreendedorismo corporativo é um processo histórico dentro do ambiente de negócios. O comportamento que se exige dos recursos humanos dentro do ambiente empreendedor sempre existiu. A diferença é que ele deixa de ser uma cultura individual espalhada pelas organizações para se transformar numa denominada “cultura corporativa”.

O que é empreendedorismo?

Pesquisas recentes mostram que 34% dos brasileiros já possuem o seu próprio negócio ou, ao menos, o embrião de uma empresa. Investir no seu negócio, explorando os próprios esforços, talentos e capacidades, é empreender. A base da conduta do empreendedor é descobrir oportunidades de criar e oferecer novos produtos, mas também aperfeiçoar processos, reduzir custos e aumentar a lucratividade da empresa.

O que é empreendedorismo corporativo?

Para que se destaquem em seu mercado de atuação, é fundamental que as empresas contem com colaboradores que trazem inovação constante e criatividade. A principal fator que indica uma empresa empreendedora é o lançamento de diversos produtos no mercado: isso mostra que ela pensa o tempo todo nos negócios e está sempre buscando soluções para ser mais produtiva e inovadora.

Até pouco tempo atrás, a relação do empregado com a empresa era passiva. Em troca de salário, grande parte dos funcionários apenas cumpriam normas e procedimentos, raramente tendo uma visão do negócio como um todo ou uma atitude proativa. A política de recursos humanos atual, porém, está mais voltada para o empreendedorismo corporativo.

Nesse sentido, é preciso que os colaboradores tenham perfil empreendedor mesmo dentro de uma organização em que são contratados. Se eles pensam no negócio, participam ativamente da criação das soluções, da geração de melhores processos e de novos produtos, essa empresa ganha força competitiva.

Uma característica fundamental do empreendedorismo corporativo, que precisa ser desenvolvida, é a visão sistêmica: a percepção do negócio como um grande sistema em que cada decisão impacta no resultado coletivo e no alcance dos objetivos da empresa. Esse é o ponto de vista dos gestores modernos e das empresas programadas para vencer no mundo da competição.

Dificuldades e desafios para a adoção do empreendedorismo corporativo

A principal barreira para a implementação do empreendedorismo corporativo é a própria cultura da empresa, que geralmente é aliada à desconfiança e ao receio com relação a mudanças drásticas.

Outro grande desafio é criar um ambiente que favoreça o aprendizado, a iniciativa, a troca de informações e a ousadia. Nesse sentido, é preciso que a empresa reestruture suas políticas de pessoal, cargos, salários e premiações, conferindo reconhecimento e incentivo aos colaboradores que têm melhor desempenho dentro da nova filosofia de trabalho.

Imagem: © Depositphotos.com / AndreyPopov

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 3181-0610

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top