Você sabe o que são planos PGBL e VGBL e quais as diferenças entre eles?

pessoa regando arbusto em formato de cifrão
Os planos de previdência PGBL e VGBL, permitem que os investidores acumulem os recursos por um prazo contratado.

Com as recentes mudanças do governo federal para a Previdência Social, muitos brasileiros precisam se preparar antecipadamente para complementar sua aposentadoria. Com a mudança, o teto da aposentadoria atinge o valor de R$ 4.663,75 — o que pode influenciar muita gente a procurar outras maneiras de guardar dinheiro para o futuro.

Uma das principais alternativas escolhidas pelas pessoas são os planos de previdência privada, o PGBL ou VGBL — que podem se diferenciar em decorrência da data de recolhimento do Imposto de Renda sobre o capital que foi investido. Esses planos oferecem um benefício mensal, vitalício ou não, ou somente um pagamento único. O pagamento é garantido após um período acumulado de recursos, que vão diretamente a investidores que já participam de um dos planos ou segurados.

O que são os planos PGBL e VGBL?

O que é PGBL?

PGBL é uma sigla que significa Plano Gerador de Benefícios Livres. Esse plano de previdência privada garante uma incidência do Imposto de Renda sobre o valor que pode ser resgatado na instituição financeira e que também pode oferecer o benefício em forma de renda. O diferencial do PGBL é que o abatimento da base de cálculo do Imposto de Renda atinge um limite máximo de 12% da renda bruta do trabalhador.

Como é baseado no IR, o PGBL é mais indicado para quem deseja uma declaração completa do Imposto, mas os aportes feitos pela Previdência não ficam isentos do pagamento do imposto. A incidência ocorre, mas o pagamento ainda precisa ser feito normalmente.

O que é VGBL?

O VGBL, por sua vez, é uma sigla para as coisas mudam. O Vida Gerador de Benefícios Livres é um seguro pessoal, no qual a incidência do Imposto de Renda tem base apenas nos rendimentos do trabalhador. Esses pagamentos e promoções propostos pelo VGBL não são deduzidos no ajuste anual do Imposto de Renda e, por isso, não é deduzido sobre o total acumulado do plano.

Ao contrário do PGBL, o VGBL pode ser uma alternativa para quem deseja investir um valor acima do limite de 12% da sua renda bruta tributável constatada na previdência privada.

Para quem o PBGL e o VGBL são indicados?

O Plano gerador é mais indicado para trabalhadores que já fazem uma declaração completa do Imposto de Renda. Quem já está de saída do mercado de trabalho também pode usar o método, pois ele serve como uma complementação de renda após o tempo de serviço.

Agora, se o seu desejo é economizar, o VGBL é mais recomendável, uma vez que a função dele ajuda a economizar no processo de quitação de tributos e funciona como um seguro de vida. Caso algum familiar venha a falecer, o VGBL pode ser transferido para outro familiar e não está sujeito a imposto de transmissão.

Imagem: © Depositphotos.com / Kris

Compartilhe:

Envie sua mensagem e ligamos para você.

Formulário específico para quem deseja uma Vida Financeira Abundante e Próspera.




 

Fale Conosco

(11) 9 61107847

(21) 9 69389672

(11) 3230-2238

Mapa do Site

© 2016 Instituto Coaching Financeiro. Todos os direitos reservados.
Top